cheirando a guardado

o que fui guardando na memória do gostar ...

julho 02, 2011

Pessoa






Entre o Luar e a Folhagem


Entre o luar e a folhagem,
Entre o sossego e o arvoredo,
Entre o ser noite e haver aragem
Passa um segredo.
Segue-o minha alma na passagem.

Tênue lembrança ou saudade,
Princípio ou fim do que não foi,
Não tem lugar, não tem verdade.
Atrai e dói.

Segue-o meu ser em liberdade.

Vazio encanto ébrio de si,
Tristeza ou alegria o traz?
O que sou dele a quem sorri?
Nada é nem faz.
Só de segui-lo me perdi.

 




Intervalo 


Quem te disse ao ouvido esse segredo
Que raras deusas têm escutado —
Aquele amor cheio de crença e medo
Que é verdadeiro só se é segredado?...
Quem te disse tão cedo?

Não fui eu, que te não ousei dizê-lo.
Não foi um outro, porque não sabia.
Mas quem roçou da testa teu cabelo
E te disse ao ouvido o que sentia?
Seria alguém, seria?

Ou foi só que o sonhaste e eu te o sonhei?
Foi só qualquer ciúme meu de ti
Que o supôs dito, porque o não direi,
Que o supôs feito, porque o só fingi
Em sonhos que nem sei?

Seja o que for, quem foi que levemente,
A teu ouvido vagamente atento,
Te falou desse amor em mim presente
Mas que não passa do meu pensamento
Que anseia e que não sente?

Foi um desejo que, sem corpo ou boca,
A teus ouvidos de eu sonhar-te disse
A frase eterna, imerecida e louca —
A que as deusas esperam da ledice
Com que o Olimpo se apouca.

 
(in "Cancioneiro")



Fernando Pessoa 

Fernando António Nogueira Pessoa 

(Lisboa, 13junho1888 - Lisboa, 30novembro1935)


Casa Fernando Pessoa




Marcadores: , ,

4 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Aplausos de pé para Fernando Pessoa!bjs desejando-te um lindo e abençoado domingo.PAZ.

3 de julho de 2011 às 11:25  
Blogger mz disse...

Capaz de nos fazer perder pelos seus escritos, segredos de alma muitas vezes difíceis de decifrar. Pessoa, sempre!

7 de julho de 2011 às 14:33  
Blogger Natália Augusto disse...

Apesar de já conhecer estes poemas, parabéns pela escolha. Estes textos poéticos vão ao encontro do tema deste mês.

Parabéns pela partilha!

9 de julho de 2011 às 11:39  
Anonymous Briseis disse...

Esse Pessoa tinha mais segredos do que aqueles que era capaz de revelar, o grande maluco... =)

27 de julho de 2011 às 07:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

contador de visitas gratis
Tagesgeld Vergleich
Get this widget | Track details | eSnips Social DNA